Auchan assinala 55 anos em Portugal com lançamento de livro comemorativo
As nossas notícias
10 / 07 / 2025
Venda dos livros reverte para a Fundação Pão de Açúcar-Auchan
A Auchan Retail Portugal assinala, este ano, 55 anos de atividade em Portugal, um marco que reflete a sua ligação e contributo para o desenvolvimento do retalho em Portugal. Para celebrar esta data, a Auchan lança o livro ’55 Anos a Inovar em Portugal – Do Pão de Açúcar à Auchan’, que documenta a evolução e o impacto da marca no País.
Da autoria da jornalista Mónica Bello, a obra traça o percurso da Auchan desde as suas origens como Pão de Açúcar, em 1970, e destaca os momentos-chave de inovação, adaptação e compromisso com as pessoas, as comunidades e o País. Uma história que começou quando três dezenas de finalistas do curso de Ciências Económicas do Instituto de Ciências Económicas e Financeiras, da então Universidade Técnica de Lisboa, se sentaram à mesa para um jantar de homenagem oferecido peça Câmara Portuguesa de Comércio de S. Paulo, no Brasil. Entre eles, estava João Flores que não perdeu a oportunidade de conhecer o anfitrião do jantar, Valentim dos Santos Diniz, presidente da Câmara de Comércio e presidente do maior grupo de distribuição do Brasil e da América Latina, o Grupo Pão de Açúcar.
No dia seguinte, a convite de Valentim dos Santos, o jovem português visitou alguns dos supermercados do Grupo, acompanhado por José Eduardo Andrade Lopes. Os dois, com Isabel Mégre, Vasco Pessanha, Isabel Brion e António Marta, acabariam a almoçar em casa do Comendador, uma refeição que terminou com um repto Valentim dos Santos, alargar os negócios a Portugal, e que marcou o início de uma grande aventura.
“Quando olhamos para trás e vemos mais de 55 anos de presença em Portugal, percebemos que realmente o que conta são as pessoas. As equipas que fizeram acontecer, os clientes que nos acompanham há décadas, os parceiros com quem crescemos. Esta é, no fundo, uma história de todos”, afirma Pedro Cid, diretor geral da Auchan Portugal. “Fomos pioneiros em tantas frentes: introduzimos o primeiro código de barras no retalho português, trouxemos os self-checkouts e caixas automáticas, demos vida a novas formas de interação com o Cliente, quer com a oferta de produtos locais, quer através da experiência Auchan Live. Fomos desafiados a reinventar a experiência do cliente, colocando sempre o ser humano no centro de tudo o que fazemos”, conclui.
A Auchan Retail Portugal reforça, ainda, o seu compromisso com a responsabilidade social, por isso o valor de venda do livro reverte integralmente para a Fundação Pão de Açúcar-Auchan. Esta iniciativa visa apoiar os projetos da Fundação, que desde 1993 tem vindo a promover a solidariedade e a cooperação entre os colaboradores do Grupo, bem como a apoiar as suas famílias em situações de necessidade.
A obra ‘55 Anos a Inovar em Portugal: Do Pão de Açúcar à Auchan’ é um testemunho da resiliência e da visão de uma empresa que soube reinventar-se, e que conta hoje com mais de 11 mil colaboradores, mantendo-se fiel aos seus valores e à sua missão de colocar o ser humano no centro das suas operações. A sua história é um reflexo da capacidade de inovar, de se adaptar às mudanças do mercado e de antecipar tendências futuras, consolidando a sua posição como um dos principais players do retalho em Portugal.
Os exemplares estarão à venda nas lojas Auchan e o ebook disponível para Kobo e brevemente um audiobook.



