Quem somos?

Somos um grupo familiar e mundial, uma empresa humana e vencedora, um distribuidor histórico e um comerciante da nova geração: nós somos a Auchan Retail.

A NOSSA EMPRESA

Somos comerciantes
de nova geração

Num mundo em mudança, a Auchan está em transformação.

A Auchan Retail é comerciante empenhado há mais de 55 anos, uma empresa que se transforma num mundo em mudança, e que vai ao encontro dos consumidores que são hoje omnicanais, atentos às suas compras e à sua saúde, com a ambição e a vontade de mudar as suas vidas! Somos o comerciante que melhor seleciona os seus produtos e que escolhe os seus produtores, que conhece os seus clientes e sabe que não há dois iguais. Combinamos as vantagens do digital com as das lojas físicas, de modo a criar uma experiência de compras personalizada. Um comerciante que transforma as suas lojas em Zonas de Vida, onde fazer compras é um prazer. Na Auchan cuidamos dos nossos colaboradores como dos nossos clientes, colocando-os no centro de todas as nossas ações. Em todo o mundo, homens e mulheres da Auchan Retail partilham a mesma visão de um comércio onde a atenção dada às pessoas e ao seu ambiente são a prioridade sobre tudo o resto.


os nossos números

12

países

32,5

mil milhões de euros de vendas consolidadas sem IVA a nível mundial

32

Hipermercados em Portugal

4

Supermercados em Portugal

546

Lojas de proximidade em Portugal

1

loja My Auchan Saúde e Bem Estar

17

lojas franchisadas

30

gasolineiras em Portugal

50%

de mulheres em cargos de liderança

88%

de volume de compras com fornecedores de produto nacionais

93%

de resíduos valorizados

65

lojas com Certificação Ambiental

A nossa visão

Queremos Alimentar uma vida melhor e preservar o planeta

Na Auchan queremos alimentar uma vida melhor e preservar o planeta e, por isso, tornar atrativos e acessíveis ao maior número de pessoas, produtos e serviços, centrados na alimentação, saudáveis e amigos do ambiente.
Temos como valores a Confiança – chave para uma colaboração eficaz, benévola e portadora de sentido, para todos. Num mundo em constante evolução, a confiança leva-nos a construir, todos os dias, relações ricas e duradouras; a Abertura – um estado de espírito que faz toda a diferença e torna a mudança possível. Curiosidade, entusiasmo, capacidade de se questionar para reinventar o comércio de amanhã, aquele que irá mudar a vida dos 8 mil milhões de habitantes do planeta; e, claro, a Excelência – exigência para consigo e para com os outros. Paixão pelo produto, pelos serviços, pela relação. A excelência guia-nos: não nos contentamos em fazer melhor, temos a ambição de oferecer o melhor a cada um e a todos.

Temos como pilares fundamentais, os nossos produtos Auchan e como ambição, ser a marca preferida dos nossos colaboradores, clientes, cidadãos, parceiros e acionistas.


Somos militantes do Bom, São e Local

Somos atores responsáveis, somos militantes do Bom, do São e do Local. Somos um exemplo pela qualidade dos nossos produtos exclusivos, pela nossa oferta selecionada, pelos nossos preços discount e pela excelência da experiência cliente. As nossas inovações e serviços cada vez mais personalizados simplificam a vida quotidiana e mudam a vida dos nossos clientes todos os dias, em todo o mundo. Ao colocar a relação humana, o bem-estar e a paixão no serviço, no centro de todas as nossas ações, a Auchan Retail muda a vida de todos! Dos seus clientes, no centro do seu projeto, e dos seus colaboradores para co-construirmos esta aventura.

Os nossos valores

Confiança

É a chave para uma colaboração eficaz,
benévola e portadora de sentido, para todos. Num mundo em constante evolução, a confiança leva-nos a construir, todos os dias, relações ricas e duradouras.

Abertura

É um estado de espírito que faz toda a diferença e torna a mudança possível. Curiosidade, entusiasmo,
capacidade de se questionar para reinventar o comércio de amanhã, aquele que irá mudar a vida dos 8 mil milhões de habitantes do planeta.

Excelência

Exigência para consigo e para com os outros. Paixão pelo produto, pelos serviços, pela relação. A excelência guia-nos: não nos contentamos em fazer melhor, temos a ambição de oferecer o melhor a cada um e a todos.

a nossa história

Há 60 anos que escrevemos uma história de vida todos os dias, alimentada pela paixão pelo cliente, pelo serviço e pelo produto. Estamos a reinventar uma empresa de nova geração em todo o mundo.


  • 1970, o primeiro supermercado em Portugal
  • Abertura do Jumbo de Cascais

  • 1984, lançamento do conceito dos produtos brancos

  • Abertura do Jumbo de Alfragide. O primeiro hipermercado totalmente informatizado em Portugal, com leitura óptica e códigos de barras.

  • Criação da Fundação Pão de Açúcar, destinada a apoiar colaboradores.

    Abertura do Jumbo de Alverca.

  • Lançamento do primeiro cartão de crédito privado, da distribuição em Portugal - O cartão Jumbo.

  • Grupo Auchan adquire o Pão de Açúcar.

    Abertura do Jumbo de Santo Tirso, do Jumbo de Gaia e do Jumbo de Famalicão.

    É criado o Clube Rik&Rok.

  • Lançamento do acionariado em Portugal: Valauchan Internacional.

    Abertura do Jumbo de Aveiro.

  • O ano da Mãe de todas as promoções

    Lançamento de produtos marca própria com designação em braille.

    Abertura do Jumbo de Faro.

  • Projeto Humanitário Auchan Portugal.

    Abertura do Jumbo da Figueira da Foz.

    Realização do 1º inquérito de satisfação cliente.

  • Abertura do Jumbo de Almada.

    Lançamento dos produtos Vida Auchan (Agricultura Sustentável).

    Prémio 'empresa modelo' do guia de Responsabilidade Social Empresarial.

  • Primeiro Hipermercado em Portugal com caixas de pagamento automático - caixas Quiq.

    Criação do Código de Conduta Interno e do Código de Ética Comercial.

    Abertura do Jumbo de Coimbra.

    Jumbo de Alfragide recebe certificação em Produtos Frescos.

  • 1ª empresa da Distribuição em Portugal e a 2ª no mundo, a receber a certificação em Responsabilidade Social, pela norma SA8000.

    Abertura do primeiro espaço Saúde e Bem-Estar, no Jumbo de Setúbal.

    Criação da Immochan Portugal.

    Jumbo de Gondomar recebe certificação de serviços de Produtos Frescos.

  • Abertura das lojas de Viseu e Torres Vedras.

    Inovação no Serviço Cliente com as Quiq Plus.

    Jumbo de Setúbal recebe certificação de serviços de Produtos Frescos.

    Lançamento do site de e-commerce @jumbo.pt

  • Abertura do Jumbo de Matosinhos, de 3 lojas Pão de Açúcar em Faro, Guarda e Caldas da Rainha e do espaço Gourmet das Amoreiras.

    Certificação Ambiental pela ISO14001 das lojas de Almada e Alfragide.

    Desenvolvimento do programa Vida Saudável.

    Prémio Igualdade é Qualidade.

  • Abertura do Jumbo da Amadora, de Guimarães e de mais 3 lojas Pão de Açúcar em Olhão, Canidelo e no Campera, Carregado.

    Criação do Centro Nacional de Segurança.

    Certificação Ambiental das lojas de Gaia e Gondomar pela ISO14001.

    Lançamento do primeiro Self Discount, no Jumbo de Setúbal.

  • 40 anos do Jumbo e Pão de Açúcar em Portugal

    Inauguração da Plataforma de Pescado de Peniche.

    Inauguração do 1º Colégio Rik&Rok, na Amadora.

    Abertura do Jumbo de Coina.

    Certificação Ambiental da loja da Amadora, pela ISO14001.

  • Grupo Auchan celebra 50 anos no mundo.

    Abertura do Jumbo de Portimão.

    Certificação ambiental do Jumbo de Viseu.

    Auchan ganha Master da Distribuição em Responsabilidade Social.

  • Abertura do Colégio Rik&Rok em Alfragide.

    Jumbo de Aveiro recebe certificação de serviços de Produtos Frescos.

  • Lançamento da Marca Qilive

    Assinatura do acordo de adesão e de compromisso do IGen - Fórum Empresas para a Igualdade, que promove medidas para a igualdade de géneros nas organizações.

    Abertura das Gasolineiras de Eiras e Figueira da Foz.

  • É lançada a Visão 2025 "Auchan Muda a Vida".

    Lançamento da nova marca própria de higiene e beleza Cosmia.

    Implementação da nossa política de proximidade, através do nosso modelo de Franchising.

    Abertura da gasolineira da Amadora.

    A Fundação Auchan para a Juventude comemora os seus 20 anos.

    Renovação da assinatura do acordo de adesão e renovação de compromisso do IGen - Fórum empresas para a Igualdade.

  • Lançamento de um novo conceito de ultra-proximidade com a nova insígnia My Auchan. Abertura de 3 lojas em Lisboa.

    Abertura do Jumbo de Évora

    Lançamento da Visão 2025 " Auchan Muda a Vida ".

    Auchan Retail lança o projeto Vida Saudável.

    Lançamento da nova marca própria de higiene e beleza Cosmia.

  • Certificação Ambiental (ISO 14001) da loja Jumbo de Setúbal.

    Lançamento da 1ª horta comunitária, no Jumbo de Famalicão.

    Comemoração de 10 anos de Campanha Solidária Jumbo e AMI.

    Abertura de 16 Lojas My Auchan, em Lisboa e Almada.

  • A Auchan Retail Portugal adota uma nova organização adaptada por zona de vida dos clientes.

    Abertura de 9 lojas My Auchan, localizadas em Lisboa, Setúbal e Amadora.

    A loja Jumbo de Sintra recebe a Certificação Ambiental, pela Bureau Veritas.

  • Inauguração Sede Auchan
  • Abertura My Auchan em Campo de Ourique

    30ª loja de ultra-proximidade abre dia 24 de fevereiro num dos bairros mais conhecidos de Lisboa

O nosso modelo de GOVERNANce

O Comité de Direção

Pedro Cid

Pedro Cid

Diretor Geral

Filipa Rebelo Pinto

Filipa Rebelo Pinto

Diretora de Produto

Ricardo Fonseca

Ricardo Fonseca

Diretor de Finanças

Solange Farinha

Solange Farinha

Diretora de Marketing e Cliente

João Diogo

João Diogo

Diretor de Transformação e Performance

Clara Costa

Clara Costa

Diretora de Pessoas e Sustentabilidade

Andrés Bernardez

Andrés Bernardez

Diretor de Património e Desenvolvimento

Ana Leandro

Ana Leandro

Diretora de Supply Chain

Carlos Vinagre

Carlos Vinagre

Diretor de Sistemas de Informação

Pierre Olivier Delpierre

Pierre Olivier Delpierre

Diretor de Franchising e Conceitos Comerciais

Liliana Salgado

Liliana Salgado

Diretora de Operações

Miguel Silva

Miguel Silva

Diretor de Operações