Venda dos livros reverte para a Fundação Pão de Açúcar-Auchan

A Auchan Retail Portugal assinala, este ano, 55 anos de atividade em Portugal, um marco que reflete a sua ligação e contributo para o desenvolvimento do retalho em Portugal. Para celebrar esta data, a Auchan lança o livro ’55 Anos a Inovar em Portugal – Do Pão de Açúcar à Auchan’, que documenta a evolução e o impacto da marca no País.

Da autoria da jornalista Mónica Bello, a obra traça o percurso da Auchan desde as suas origens como Pão de Açúcar, em 1970, e destaca os momentos-chave de inovação, adaptação e compromisso com as pessoas, as comunidades e o País. Uma história que começou quando três dezenas de finalistas do curso de Ciências Económicas do Instituto de Ciências Económicas e Financeiras, da então Universidade Técnica de Lisboa, se sentaram à mesa para um jantar de homenagem oferecido peça Câmara Portuguesa de Comércio de S. Paulo, no Brasil. Entre eles, estava João Flores que não perdeu a oportunidade de conhecer o anfitrião do jantar, Valentim dos Santos Diniz, presidente da Câmara de Comércio e presidente do maior grupo de distribuição do Brasil e da América Latina, o Grupo Pão de Açúcar.

No dia seguinte, a convite de Valentim dos Santos, o jovem português visitou alguns dos supermercados do Grupo, acompanhado por José Eduardo Andrade Lopes. Os dois, com Isabel Mégre, Vasco Pessanha, Isabel Brion e António Marta, acabariam a almoçar em casa do Comendador, uma refeição que terminou com um repto Valentim dos Santos, alargar os negócios a Portugal, e que marcou o início de uma grande aventura.

“Quando olhamos para trás e vemos mais de 55 anos de presença em Portugal, percebemos que realmente o que conta são as pessoas. As equipas que fizeram acontecer, os clientes que nos acompanham há décadas, os parceiros com quem crescemos. Esta é, no fundo, uma história de todos”, afirma Pedro Cid, diretor geral da Auchan Portugal. “Fomos pioneiros em tantas frentes: introduzimos o primeiro código de barras no retalho português, trouxemos os self-checkouts e caixas automáticas, demos vida a novas formas de interação com o Cliente, quer com a oferta de produtos locais, quer através da experiência Auchan Live. Fomos desafiados a reinventar a experiência do cliente, colocando sempre o ser humano no centro de tudo o que fazemos”, conclui.

A Auchan Retail Portugal reforça, ainda, o seu compromisso com a responsabilidade social, por isso o valor de venda do livro reverte integralmente para a Fundação Pão de Açúcar-Auchan. Esta iniciativa visa apoiar os projetos da Fundação, que desde 1993 tem vindo a promover a solidariedade e a cooperação entre os colaboradores do Grupo, bem como a apoiar as suas famílias em situações de necessidade.

A obra ‘55 Anos a Inovar em Portugal: Do Pão de Açúcar à Auchan’ é um testemunho da resiliência e da visão de uma empresa que soube reinventar-se, e que conta hoje com mais de 11 mil colaboradores, mantendo-se fiel aos seus valores e à sua missão de colocar o ser humano no centro das suas operações. A sua história é um reflexo da capacidade de inovar, de se adaptar às mudanças do mercado e de antecipar tendências futuras, consolidando a sua posição como um dos principais players do retalho em Portugal.

Os exemplares estarão à venda nas lojas Auchan e o ebook disponível para Kobo e brevemente um audiobook.

Com investimento de cinco milhões de euros, a fábrica está preparada para produzir e abastecer todas as lojas Auchan de Norte a Sul do País

A Auchan Retail Portugal acaba de inaugurar a sua primeira Unidade de Produção Alimentar, situada na Venda do Pinheiro. Com um investimento de cerca de 5 milhões de euros e a criação de 61 novos postos de trabalho na região, este projeto irá abastecer todas todas as lojas Auchan de Norte a Sul do país, próprias e em regime de franquia, enquanto transformam os produtos frescos em soluções de refeição práticas, saborosas e diferenciadas. 

A Unidade de Produção Alimentar Auchan vai disponibilizar produtos de gastronomia portuguesa, mas também reforça as opções com refeições baseadas nos Sabores do Mundo e que respondem aos vários momentos do dia e formas de consumo. Além disso, permite ainda reforçar as opções vegans, vegetarianas e nutricionalmente equilibradas em todas as lojas. 

“Esta unidade representa um investimento de mais de 5 milhões de euros, mas é muito mais do que isso: é um sinal claro da nossa vontade de produzir com mais qualidade, mais proximidade e mais responsabilidade, investindo no nosso país e reforçando a produção nacional, criando emprego e contribuindo para o desenvolvimento económico das regiões onde estamos presentes. Acreditamos que a nossa força reside não só na união das nossas equipas, mas também neste compromisso com as comunidades locais”, explica, Pedro Cid, Diretor Geral da Auchan Retail Portugal

A unidade tem uma área de cerca de 1900 metros quadrados onde serão produzidos vários tipos de produtos, tais como sopas, refeições prontas, saladas, sandes, wraps, mini pizzas e ainda sobremesas variadas. Esta é mais uma aposta da Auchan para estar mais perto dos portugueses, sempre com foco na qualidade dos seus produtos e na disponibilização de soluções que se adaptem aos vários estilos de vida. 

A produção recorre aos ingredientes mais frescos, muitos deles oriundos de produtores locais e regionais, o que garante uma oferta variada de soluções aos clientes de norte a sul do pais, qualquer que seja a nercessidade e o momento de consumo.

Esta unidade é mais uma etapa nesse caminho. Um caminho que a Auchan pretende fazer com os seus colaboradores, parceiros e com todos aqueles que acreditam que o retalho pode, e deve, ter um impacto positivo na vida das pessoas e no planeta.

Presente pela primeira vez no festival, a Auchan irá proporcionar experiências de envolvimento com a marca, prémios, muitas ativações no recinto e, claro, oferta de bilhetes para os três dias

A Auchan vai estar presente, pela primeira vez, no Festival de música NOS Alive (10-12 de julho), com um espaço dedicado, que promete muita diversão a todos os festivaleiros.  Com o conceito “Grandes Produtos, Pequenos Preços”, o espaço da marca promete surpreender todos os festivaleiros com ativações inesperadas, experiências imersivas e muitos prémios.

O que esperar do espaço Auchan no NOS Alive? Um stand muito especial,  com produtos em tamanho gigante e preços em miniatura, numa inversão divertida que promete fazer parar quem passa. Uma piscina de bolas onde os festivaleiros podem mergulhar à procura de produtos Auchan e ganhar prémios; uma área VIP com vista privilegiada para os concertos; dinâmicas de oferta de produtos no recinto, diretamente pelas mãos de uma equipa Auchan, porque estar próximo também é estar por perto, mesmo no meio do público.

Queremos mostrar que estamos sempre ao lado dos Portugueses, com a conveniência, a diversidade e os preços de que necessitam no seu dia a dia, em todos os momentos — até nos mais inesperados. O NOS Alive é o cenário ideal para reforçar a relação qualidade-preço dos produtos Auchan, a versatilidade com que estamos presentes em Portugal, ao mesmo tempo que nos damos a conhecer a novas gerações, com leveza, criatividade e boa disposição, sem nunca deixarmos de afirmar que a Militância pelo Bom, São e Local”, explica Solange Farinha, Diretora de Marketing, Cliente e Digital  da Auchan Retail Portugal.

Mais do que estar presente, a Auchan quer ser inesquecível. O objetivo passa por estar mais próxima dos públicos mais jovens, mostrando o lado irreverente, acessível e conveniente da marca, sempre com os seus melhores produtos em destaque. Antes do festival, a Auchan vai ainda oferecer dezenas de bilhetes para os três dias, basta estar atento às redes sociais da marca.

Está já disponível o nosso Sumário Executivo de Sustentabilidade 2024, uma versão sintetizada e focada nos dados e compromissos da operação em Portugal, alinhada com os requisitos da Diretiva CSRD (Corporate Sustainability Reporting Directive).

Este documento reflete o compromisso da Auchan em comunicar de forma transparente e rigorosa o impacto da sua atividade, dando a conhecer a estratégia, politicas e performance em matéria de sustentabilidade económica, social, ambiental e de governance.

Com base no trabalho técnico desenvolvido no âmbito do CSRD, este sumário apresenta uma leitura clara e acessível dos temas mais relevantes para os nossos stakeholders, reforçando o nosso propósito de Alimentar uma Vida Melhor e Preservar o Planeta.

📄 Consulte aqui a versão integral do Sumário Executivo de Sustentabilidade 2024.

Retalhista renova Selo de ‘Produção Sustentável, Consumo Responsável’, uma distinção que reconhece a sua contribuição no âmbito do projeto “Militantes do desperdício zero

A Auchan Retail Portugal renovou o selo de ‘Produção Sustentável, Consumo Responsável’ atribuído pela Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar (CNCDA). Esta atribuição reflete o compromisso da retalhista com a redução do desperdício alimentar e a promoção de práticas sustentáveis. 

Em 2024, a Auchan conseguiu salvar 488 toneladas em produtos de economia circular, superando o valor de 2023 que se estabeleceu nas 138 toneladas. Adicionalmente, no que diz respeito à parceria com a To Good To Go, esta permitiu salvar 109 toneladas de alimentos e refeições prontas. Relativamente à área social, a retalhista doou mais de 4 milhões de euros a 169 entidades, de excedentes alimentares. No total, a Auchan reduziu o seu desperdício alimentar em 19% comparado com o ano anterior.

“A sustentabilidade é um pilar fundamental para a Auchan e, por isso, a renovação deste selo vem reforçar a nossa jornada no combate ao desperdício alimentar. Acreditamos que ainda existe um longo caminho a percorrer para conseguirmos atingir os nossos objetivos, mas estamos focados em continuar a inovar em novas práticas e trabalhar em parceria com toda a cadeia de valor”, afirma Rita Cruz, Diretora de Responsabilidade Corporativa Ambiental e Social da Auchan Retail

Para atingir estes valores, a Auchan tem desenvolvido várias iniciativas tais como o desenvolvimento de produtos de economia circular como as Happy Boxes, com excedente de frutas e legumes, política de ovos avulso e ainda o lançamento de gelado de banana, com bananas que já não serão vendidas, e a cerveja produzida através de pão retirado de venda. Criaram ainda uma ‘Calculadora de Desperdício Alimentar’ para ajudar os clientes a calcular o seu próprio desperdício e lançaram a plataforma de retoma e venda de artigos de puericultura recondicionados. Em termos de parcerias, destacam-se a To Good To Go e ainda a Associação REMAR, com uma campanha de recolha de mobiliário de jardim usado. 

A empresa está, assim, determinada a continuar a promover práticas comerciais conscientes, contribuindo ativamente para um futuro mais sustentável. 

A iniciativa premiou o melhor produto, melhor embalagem e atribuiu ainda uma menção honrosa, entre mais de 50 projetos candidatos

A Auchan Retail Portugal anuncia os vencedores da 2.ª edição do Prémio de Inovação Alimentar, uma iniciativa estratégica para identificar e promover projetos disruptivos no setor alimentar. O prémio visa acelerar a entrada de produtos e embalagens inovadoras no mercado, oferecendo aos vencedores acesso privilegiado à rede de distribuição da Auchan.

Os vencedores desta edição terão a oportunidade de comercializar os seus produtos nas lojas Auchan e no website da marca, além de receberem visibilidade nos canais de comunicação da Auchan, acesso ao programa de mentoria Netmentora e participação no palco de inovação Future Taste.

  • Nutino vence na categoria produto com snack inovador de nozes com sabores

O prémio na categoria Produto foi atribuí.do ao Nutino, um snack de miolo de noz com sabor que se destaca pela sua proposta saudável, leve e 100% natural. O Nutino apresenta-se como o primeiro snack de nozes com sabor a nível mundial, com potencial para redefinir o segmento de snacks saudáveis e de frutos secos.

  • Monchique Can reconhecida pela inovação em embalagem sustentável

Na categoria Embalagem, a Monchique Can foi a vencedora. Uma garrafa de alumínio 100% reciclável e reutilizável. Principais características: Leve, durável e com design exclusivo. A Monchique Can foi concebida para uso contínuo, não se esgotando após um só consumo, como as garrafas descartáveis.

  • Fragoleto recebe menção honrosa por gelados probióticos artesanais

A Fragoleto foi distinguida com uma Menção Honrosa pela sua linha de gelados artesanais probióticos, elaborados com kombucha e kéfir. Os gelados Fragoleto oferecem uma opção indulgente que combina sabor e benefícios para a saúde digestiva.

“Estamos bastante impressionados com a qualidade e a diversidade dos projetos que concorreram a esta edição do Prémio de Inovação Alimentar” afirma Filipa Rebelo Pinto, Diretora de Produto da Auchan Retail Portugal, “Esta iniciativa demonstra o nosso compromisso em apoiar a inovação no setor e em oferecer aos nossos clientes produtos e embalagens que se destacam pela sua originalidade, qualidade, caracter sustentável e capacidade de responder às suas necessidades. Acreditamos que este prémio é uma excelente plataforma para impulsionar o crescimento de empresas inovadoras e para enriquecer a oferta alimentar em Portugal”

A Auchan Retail Portugal reafirma o seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade no setor alimentar, incentivando a participação de empresas que partilham esta visão.

O novo espaço destaca-se pela oferta diversificada em cuidados capilares, K-beauty e aconselhamento especializado.

A Auchan Retail Portugal inaugura hoje a quinta loja My Auchan Saúde e Bem-Estar dedicada à saúde e bem-estar no centro comercial Alegro Sintra. Com um investimento de cerca de 400 mil euros e 134 metros quadrados de área, esta é um referência para quem procura produtos de beleza, cuidados pessoais e soluções para um estilo de vida saudável

Localizada no piso 0, a My Auchan Alegro Sintra oferece um horário alargado, das 10h às 23h, e promete uma experiência de compra focada nas necessidades dos clientes, com uma equipa de especialistas pronta a aconselhar e a guiar em cada passo.

A My Auchan Alegro Sintra distingue-se pela sua vasta gama de produtos, que abrange desde maquilhagem e perfumaria, até suplementação natural, homeopatia, nutrição desportiva e medicamentos não sujeitos a receita médica. Os clientes encontrarão também uma seleção cuidada de acessórios, devices de beleza e produtos básicos de saúde.

Um dos grandes destaques da loja é a forte aposta em cuidados capilares, com especial ênfase nas marcas Novex e Lola. Para os amantes da beleza coreana, a My Auchan Alegro Sintra apresenta uma vasta seleção de produtos de K-beauty (dermocosmética coreana) e um mask bar com máscaras faciais a preços acessíveis, entre 1,50€ e 3€.

No que toca a marcas, a oferta é diversificada e de qualidade. Na área de cuidados de corpo e rosto, os clientes poderão encontrar nomes como Avène, Vichy, Lierac, Nivea e Gillette. A secção de maquilhagem conta com marcas populares como Essence, Catrice e Real Techniques. Para quem procura perfumaria de luxo, a loja disponibiliza insígnias como Calvin Klein, Christian Dior, Prada, Tous e Carolina Herrera.

Com esta nova abertura, a Auchan reforça o seu compromisso em estar mais próximo dos portugueses, oferecendo aos seus clientes uma vasta oferta de produtos e serviços dedicados à saúde e bem-estar, a preços competitivos, num ambiente moderno e acolhedor. A My Auchan Alegro Sintra convida todos a descobrir as últimas tendências e novidades do mundo da beleza e do bem-estar.

Campanha ‘Um Sonho de Natal’ atinge marca histórica e leva esperança a crianças e jovens gravemente doentes.

A Auchan Retail Portugal e a Make-A-Wish Portugal celebram o sucesso da campanha de Natal de 2024, que angariou um valor recorde de 105 mil euros, permitindo a realização de 30 desejos de crianças e jovens gravemente doentes. Este é o maior donativo de sempre, desde o início da parceria entre as duas organizações, em 2020.

Sob o mote “Um Sonho de Natal”, a campanha solidária da Auchan trouxe uma nova edição do Jogo & Calendário de Natal da Make-A-Wish, convidando os portugueses a participarem em desafios divertidos e educativos nos 24 dias que antecederam o Natal. Cada Jogo & Calendário esteve associado a um donativo à Make-A-Wish, revertendo, na totalidade, para a realização de sonhos.

A campanha de 2024 superou as edições anteriores, consolidando a parceria entre a Auchan e a Make-A-Wish Portugal. Os 105 mil euros angariados serão integralmente utilizados para realizar os desejos de 30 crianças e jovens acompanhados pela Make-A-Wish Portugal.

“Na Auchan, acreditamos na partilha e solidariedade. Ver o impacto direto da nossa parceria com a Make-A-Wish e transformar o valor angariado em 30 sonhos realizados, é incrivelmente gratificante. Este sucesso é um reflexo do empenho dos nossos colaboradores e da generosidade dos nossos clientes, que juntos, tornaram possível levar um pouco de magia e esperança a estas crianças e suas famílias”, afirma Ana Rita Cruz, Diretora de  Sustentabilidade e Bem-Estar da Auchan

A Auchan e a Make-A-Wish Portugal reforçam o seu compromisso de continuar a trabalhar em conjunto para realizar ainda mais sonhos no futuro.

Alimentação Saudável e Desperdício Alimentar são o ponto de partida para cada uma das histórias

Com o objetivo de estimular o gosto pela escrita e pela leitura e promover nos mais novos um compromisso com a sustentabilidade e a empatia pelo outro e pelo planeta, a Auchan lança, pela primeira vez, o Concurso de Contos Auchan. Destinado a turmas de 1.º ciclo acompanhadas por um professor, o desafio será o de desenvolver uma história original que pode ser publicada no livro de Natal Auchan, 

Este projeto abrange escolas de norte a sul do país e está alinhado com os dois principais pilares da marca: Alimentar uma vida melhor e Preservar o planeta. Com foco na Alimentação, os dois temas disponíveis como ponto de partida para os contos são o desperdício alimentar e a alimentação saudável, ficando a cargo de cada escola escolher qual o tema que preferem para começar a contar a sua história. 

“Na Auchan temos consciência de que é importante consciencializar os mais novos desde cedo para aqueles que podem ser os problemas das gerações vindouras. A alimentação saudável e o combate ao desperdício alimentar são duas prioridades estratégicas para a marca e, por isso, desafiamos as crianças a pensar num conto que possa abordar estes temas e servir de inspiração para os fazer pensar nestas temáticas de forma divertida e didática”, afirma Rita Cruz, Diretora de Sustentabilidade e Bem-Estar da Auchan Retail Portugal. 

Cada turma poderá submeter um conto original, com um tamanho entre 4500 e 5000 caracteres, até ao dia 19 de maio. Os oito melhores serão selecionados por um júri e publicados no Livro de Natal Auchan, disponível para venda nas lojas, com a receita a reverter para uma organização social. Além disso, os melhores contos terão ainda acesso a entradas na Mata do Bussaco, Quinta do Pisão, Jardim Zoológico de Lisboa ou Fundação Serralves. Para o primeiro lugar (1 escola) e segundo lugar (3 escolas), a Auchan vai ainda atribuir um prémio monetário no valor de 1000€ e 500€, respetivamente, para financiar um projeto escolar. 

Este é mais um dos projetos que a Auchan desenvolve a pensar nos professores e nas crianças. Através deste link estão ainda disponíveis várias ferramentas educativas que podem ser utilizadas em sala de aula para desenvolver atividades que sirvam de inspiração para o desenvolvimento de contos. 

O regulamento do concurso pode ser consultado aqui

Uma delícia cremosa, vegan, de Banana e Leite de Coco que combate o desperdício alimentar e promove a economia circular

A Auchan acaba de lançar o Gelado vegan de Banana Fresca Madura e Leite de Coco, uma deliciosa novidade que alia sabor e sustentabilidade. Criado em parceria com O Gelado, este produto de economia circular dá uma nova vida a bananas maduras que, apesar de estarem em perfeitas condições para consumo, poderiam acabar desperdiçadas.

Este gelado contém 65% de banana, o que equivale a cerca de 1,5 bananas maduras resgatadas ao desperdício , por unidade. Numa primeira fase, a Auchan vai salvar cerca de 6500 bananas com este gelado, reforçando o compromisso da marca com a redução do desperdício alimentar. Através da sua estratégia Desperdício Zero, a marca investe diariamente em soluções inovadoras que permitem reaproveitar produtos que não foram vendidos, garantindo qualidade e conveniência ao melhor preço. 

Além de sustentável, este gelado é uma verdadeira explosão de sabor e benefícios nutricionais. As bananas maduras são ricas em triptofano, que ajuda a reduzir o stress e a ansiedade, e em antioxidantes, que contribuem para a prevenção de várias doenças. Combinadas com o toque tropical do leite de coco, criam um gelado naturalmente cremoso e irresistível.

Este lançamento reflete o compromisso contínuo da Auchan na luta contra o desperdício alimentar e prova que é possível transformar ingredientes subvalorizados em produtos inovadores e deliciosos. Afinal, cada colherada deste gelado não só sabe bem, como faz bem ao planeta.

São várias as soluções de Combate ao Desperdício Alimentar que a Auchan tem vindo a desenvolver ao longo dos últimos anos:    https://auchaneeu.auchan.pt/ser-responsavel/reduzir-desperdicio/ 

Consulte o press release aqui.

As principais mudanças passam pela acumulação contínua de pontos que conduz a descontos, promoções exclusivas em grandes marcas, acumulação de saldo nos abastecimentos na gasolineira, alargamento do desconto sobre os produtos Auchan, o lançamento de um cartão físico … e não só!

Clube Auchan vive uma grande transformação em 2025, com uma aposta num modelo mais simples e dinâmico, que promete facilitar a experiência dos clientes e reforçar o compromisso da marca Auchan com a poupança e a proximidade. O programa de fidelização está mais acessível a todos, deixa de reger-se pela lógica estatutária. No entanto, a corrida dos pontos mantém-se e a acumulação dos mesmos conduz a diferentes cupões de desconto e promoções. Os clientes ganham um ponto por cada euro em compras e dez pontos adicionais por visita diária às lojas MyAuchan. 

São reforçadas as promoções em grandes marcas, em produtos Auchan e a orientação para promoções personalizadas.  Mas o relançamento do Clube Auchan vai além de descontos e promoções. O grande objetivo é construir uma relação mais próxima e duradoura com os clientes, oferecendo-lhes uma experiência de compra mais simples e relevante, adaptada a cada um.  

Com o lema “Poupar está na sua mão!”, o novo Clube Auchan posiciona-se enquanto Clube de todos. Uma grande novidade é a introdução de um cartão físico Clube Auchan, que reforça a proximidade com os clientes e simplifica a identificação nas compras. Este cartão vem responder essencialmente aos formatos de proximidade e a segmentos de Cliente menos orientados para o digital. Assim, o Cliente pode identificar-se através do seu código QR, Cartão Clube Auchan ou Cartão Oney Auchan.  

O Clube Auchan assume-se, assim, como uma peça incontornável na experiência de compra do Cliente e uma ferramenta central e de grande aposta para a insígnia. Para marcar este relançamento, o Clube apresenta uma grande evolução na sua identidade gráfica e mood de comunicação.  

Para celebrar este relançamento, a Auchan preparou uma campanha de comunicação sob o mote “O Clube de Poupança do seu coração”. Esta campanha é composta por eventos locais com ações interativas, rádio, outdoors, vídeos curtos e conteúdo nas redes sociais. As lojas e equipas também se juntam à festa, tornando esta nova fase ainda mais especial. 

O Cartão Oney Auchan+ continuará a desempenhar um papel essencial para a insígnia como veículo para o aumento do poder de compra dos clientes.